A Fundação Luiz Décourt iniciou suas atividades em 03/10/1986 na cidade de Belém/PA pelo Dr. Alberto Gomes Ferreira Junior, com o nobre objetivo de ser uma entidade voltada para a assistência médica com foco em cardiologia.
O nome Luiz Décourt foi em homenagem a seu mestre e ilustre professor do Hospital de Clínicas de São Paulo. O Professor Luiz Venere Décourt era muito admirado por suas qualidades de ensino, que fizeram dele um exemplo inesquecível e um líder cuja contribuição para a Cardiologia brasileira e da América Latina, muito excede sua existência terrena. Foi, sem dúvida, o cardiologista clínico mais inflluente de sua época. Suas opiniões sempre mereceram grande respeito.
Após 31 anos ter iniciado as suas atividades em Belém do Pará, a Fundação Luiz Décourt ampliou suas atividades e se transformou em uma Organização Social com a finalidade de contribuir com seu conhecimento na gestão de Unidades de Saúde vinculadas ao SUS, ofertando aos usuários destas unidades a "redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação", relevando o direito primordial à vida.
Destaca-se por ser uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e assistência médica na área de doenças cardiovascular, com destaque em cardiologia pediátrica.
Em 17 de janeiro de 2017, a Fundação Luiz Décourt foi qualificada como Organização Social para a área de saúde, pelo Estado de São Paulo, estando habilitada à celebração de contratos de gestão para o gerenciamento de unidades assistenciais, nos termos da Lei Complementar Estadual nº 846/1998.